quinta-feira, 26 de março de 2009

Violência Doméstica

Introdução


Com este trabalho pretendemos aprender e dar a conhecer mais sobre a violência doméstica.
Ao longo deste trabalho vamos falar sobre alguns tipos e casos de violência no mundo.
O que é a violência doméstica?



A violência doméstica é um dos muitos tipos de casos de violência existentes no mundo.
Os maiores casos de violência doméstica são praticados dentro de casa, entre entes queridos e ocultados perante outras entidades. A violência doméstica inclui todo o tipo de abuso a uma pessoa, englobando assim o abuso sexual, verbal e qualquer desrespeito não tolerado pela entidade em questão.
A violência doméstica contra a mulher é estatisticamente mais elevada do que contra o homem.
A violência doméstica existe em todas as classes sociais mas normalmente, nas classes média e alta não o divulgam por receio do que outros indivíduos possam dizer.





Violência Verbal


A violência verbal normalmente parte para a violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem a sua artilharia contra outros membros da família, incluindo momentos quando estes estão na presença de outras pessoas estranhas no lar. Em decorrência de sua menor força física e da expectativa da sociedade em relação à violência masculina, a mulher tende a especializar-se na violência verbal mas, de facto, este tipo de violência não é monopólio das mulheres.
Algumas pessoas utilizam a violência verbal para infernizar a vida das pessoas sem piedade. Atravessam noites nessa tortura verbal sem fim. A violência verbal existe até na origem da palavra, ou seja, até em pessoas que permaneceram em silêncio. O agressor verbal, vendo que um comentário ou argumento é esperado para o momento, cala-se, emudece e, evidentemente, esse silêncio fere mais do que se tivesse falado.
Nesses casos, a arte do agressor está exactamente em demonstrar que tem algo a dizer. Aparenta estar doente mas não se queixa, mostra estar contrariado, mas não fala e assim por adiante. Ainda agrava a agressão quando atribui a si a qualidade de estar “quietinho no seu canto“, de não se queixar de nada, causando maior sentimento de culpa nos outros.
Ainda dentro deste tipo de violência estão os casos de depreciação da família e do trabalho do outro. Um tipo de violência verbal e psicológica diz respeito as ofensas morais. Maridos e esposas costumam ferir moralmente quando insinuam que o outro tem amantes. Outra forma de violência emocional e fazer o outro sentir-se inferior, dependente e culpado ou omisso e um dos tipos de agressão emocional dissimulada mais terríveis.




Violência Psicológica



A violência psicológica ou agressão emocional, por vezes é mais prejudicial do que a física, é caracterizada por rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito e “punições” exageradas.
É uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes “invisíveis” para toda a vida.
O que fazer se for vítima de violência psicológica?
Ainda que não haja sinais de agressão, o queixoso deverá dirigir-se ao hospital/centro de saúde local para falar e ser examinado por um especialista, como um psicólogo ou psiquiatra.
O queixoso deve ainda fazer queixa de qualquer actividade menos própria do agressor à autoridade local e ao apresentar essa queixa deve exigir o comprovativo de que a deu a conhecer à lei.



Violência Física



O acto de violência física dá-se quando uma pessoa agride outra.
Quando a vitima é o homem, normalmente a violência não é praticada directamente, mas sim por outras técnicas de agressão como violência verbal e/ou psicológica. A violência física é, normalmente praticada entre companheiros, namorados ou mesmo entre marido e mulher.
Se a vitima tiver uma situação económica estável e for uma pessoa com o mínimo nível cultural nunca permitirá o prolongamento dessa atitude.
Um dos principais causadores desta agressão é o álcool pois as pessoas ficam sem consciência dos actos cometidos.




Cibergrafia


Motor de Busca:
www.google.pt

Sites de Pesquisa:
pt.wikipedia.org/wiki/Violência_doméstica
www.dgsaude.pt/upload/membro.id/ficheiros/i006141.pdf

Imagens:
http://images.google.pt/images?gbv=2&hl=pt-PT&q=viol%C3%AAncia+dom%C3%A9stica&sa=N&start=18&ndsp=18



Conclusão


Gostámos de desenvolver este trabalho pois conseguimos adquirir mais conhecimentos e dar a conhecer os mesmos.
Esperemos ter sido concisos e objectivos com o trabalho desenvolvido.

1 comentário: