sexta-feira, 27 de março de 2009

Trabalho sobre matematico Euclides de Alexandria



Introdução

A nossa pesquisa tem como objectivo sabermos mais sobre a vida e a importância de Euclides.
Pretendemos também esclarecer as dúvidas que as pessoas têm em relação ao mesmo.


Biografia de Euclides

Euclides de Alexandria nasceu a 360 a.C. em Síria na cidade de Alexandria e faleceu a 295 a.C.
Foi um professor, matemático platónico e escritor.
Euclides foi o criador da geometria euclidiana, isto é, o espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico e a metáfora do saber na antiguidade clássica, que se manteve intacto no pensamento matemático medieval e renascentista.

"Pai da Geometria"

Após ter efectuado os seus estudos em Atenas, Euclides foi chamado para ensinar matemática na escola criada por Ptolomeu Soter em Alexandria.
Foi nesta escola, mais conhecida por “Museu”, que Euclides alcançou grande prestígio pela forma brilhante como ensinava geometria e álgebra, conseguindo atrair para as suas lições um grande número de discípulos. Diz-se que tinha grande capacidade e habilidade de exposição.
Enquanto esteve no “Museu”, ele escreveu o seu trabalho de maior influência, os “Elementos”, texto usado nas escolas por aproximadamente 2000 anos e que lhe rendeu o nome de “Pai da geometria”.


"Elementos"-Obra de Euclides


Em certo sentido, os “Elementos” de Euclides são a mais importante obra na história da matemática. Nesta obra, composta por treze livros, Euclides reuniu e organizou muitos dos resultados matemáticos mais importantes conhecidos no seu tempo. Começando com uma lista de definições, hipóteses e provérbios, ele provou uma proposição após a outra, baseando cada prova apenas nos resultados anteriores.
A obra tornou-se quase num símbolo do que significa o próprio raciocínio matemático, pois, embora se recolham muitos resultados conhecidos, a estruturação e o rigor lógico com que as matérias são apresentadas é inovadora.
A sua importância excedeu inclusivamente a matemática, a ponto de o desenvolvimento lógico de tipo euclidiano se ter tornado numa ambição de muitas outras disciplinas. O impacto desta obra foi tal que durante cerca de 2000 anos os “Elementos” de Euclides foram a obra fundamental em todos os estudos de matemática.



Volumes VII, VIII e IX

A associação dos “Elementos” com a geometria é tão frequente que muitas vezes se esquece três dos treze livros. Os volumes VII, VIII e IX tratam apenas da teoria dos números. Nestes três livros, Euclides define os números primos, desenvolve várias propriedades da divisibilidade, apresenta o seu algoritmo para encontrar o máximo divisor comum de dois inteiros, mostra como encontrar um número perfeito par de um número primo (hoje denominado de Mersenne), prova que existe um número infinito de números primos e define uma versão do teorema (preposição) fundamental da aritmética.



Conclusão

Com a realização deste trabalho aprendemos que Euclides foi muito importante para a Matemática, criando a Geometria.
Esperamos que tenham esclarecido as dúvidas que tinham sobre Euclides, “O Pai da Geometria”.




Cibergrafia

1 comentário:

  1. gostei do site más poderia ter mais informaçoes sobre as contribuiçoes dele sobre a matematica

    ResponderEliminar